quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Viña del Mar e Valparaíso

Dia Perdido! Este é o verdadeiro sentimento do dia de hoje.
Sendo um pouco menos radical, aprendemos com os erros de hoje e gostaríamos de dar algumas dicas aos amigos viajantes. Quando estiver em algum lugar que não conheça e precise de uma informação de como chegar a outro lugar, tome os seguintes cuidados:
1) tenha certeza de que foi claro ao declarar onde quer chegar;
2) diga que você quer chegar pelo caminho mais fácil, e não o mais rápido;
3) certifique-se com, pelo menos, duas indicações de que o caminho é o melhor.
Escrevemos isso pois aconteceu pela segunda vez em nossa viagem. A primeira foi em Pelotas/RS e o segundo hoje, aqui, em Santiago/Chile. Explicamos onde queríamos chegar, mas não pedimos o caminho mais fácil. Nos foi explicado o caminho mais curto, que foi o mais complicado. Rodamos por mais de duas horas até conseguir retornar ao hotel, para poder recomeçar - pois todas as outras explicações foram equivocadas. Depois disso, conseguimos obter explicações mais detalhadas e conseguimos descer ao litoral.
Uma ótima estrada (pedagiada) e totalmente duplicada até Valparaíso. Uma cidade bastante pitoresca e que hoje acampa o congresso nacional do Chile. Numa decisão de descentralização do poder, há vários anos o legislativo deste país é realizado de Valparaíso. Como a Sandra conhece bem, fez uma comparação com a cidade de Santos/SP. Morros que se extendem até a beira do mar, e um trânsito péssimo na região central. Muitas e muitas construções bastante antigas e uma cidade nada bonita. Já Viña del Mar - a 1 quilômetro de distância - é diferente. Mais nobre e mais nova, é uma típica cidade praiana turística. Uma avenida agitada e uma beira mar muito bonita. Poucos restaurantes, mas muitos turistas (a maioria chilenos mesmo).
Na foto ao lado, estamos com o Oceano Pacífico e a cidade de Valparaíso ao fundo.
Bem, amanhã ainda passearemos pelo centro da cidade e subimos a Cordilheira dos Andes com destino à Mendoza/ARG. É... estamos iniciando o retorno da viagem. Afinal, chegamos ao destino final, o Oceano Pacífico.
Tchau,
Ricardo e Sandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário