sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Como é bom estar em casa!

Calma gente! É que voltamos para Mendoza/ARG, e já nos sentimos em casa. Até a recepcionista do Ibis nos cumprimentou como se fossemos amigos há tempos.
Saímos cedo do hotel em Santiago e fomos fazer um tour pelo centro histórico da cidade. Outra decepção! Tanto falam do Mercado Central que esperávamos algo especial. Um lixo! Menor que o Mercado Municipal de Curitiba e muito em mau estado, sujo e mal freqüentado. Saímos em direção aos pontos turísticos (Plaza de Armas, Catedral, Correio Central, Casa de la Moneda, etc.). Novamente fomos enganados pelos mapas incorretos e pouco explicativos de Santiago. Como certo custo, chegamos a praça onde estão: Catedral, Correio Central e Museu. A mesma impressão que do litoral chileno; uma cidade onde só se conhece com guia de turismo, pois não possui nenhum tipo de sinalização turística. Nesta praça, como em todas as grandes cidades do mundo, muitos "artesãos" e vendedores de quinquilharias (peruanos e bolivianos). Em duas horas terminamos o passeio, pegamos o carro e tratamos de subir as cordilheiras em direção a Argentina.
Mesmo tendo passado há somente 3 dias, a emoção de subir e ver a Cordilheira dos Andes é muito grande. Hoje foi diferente, pois o céu estava limpo e a visão completamente diferente da anterior.
Nesta foto, estamos em frente ao Hotel Portillo que fica há poucos quilômetros da aduana chilena. Um funcionário do hotel me explicou que tudo estava totalmente branco pela manhã, pois nevou quase que a noite toda. Fica a dica aos futuros viajantes que passem, pelo menos, uma noite neste hotel. Existe um lago atrás, de onde tem-se uma visão espetacular.
Passamos pela aduana chilena com rapidez, pois não foram necessários trâmites neste local. Tudo ficou para a aduana argentina, cerca de 18km depois. Mas, antes disso, os 2 teimosos tentaram ver o cume do aconcágua. O céu estava limpo, mas nem tanto. Fomos além do ponto da terça-feira, mas não conseguimos ver o cume. O frio era igual ao da passagem anterior, mas o vento bem mais forte. Como hoje foi o primeiro dia do "feriadão", muitos grupos de alpinistas iniciavam suas escaladas hoje. Alguns tentarão chegar ao cume, outros subirão até a próxima estação de apoio - que fica cerca de 5.000m de altitude.
Ah, vocês lembram das mulas que subiram na terça levando material de alpinistas? Pois é, aqui estão elas, depois de 3 dias de caminhada. Vejam a diferença:
Terminamos o passeio felizes, pois a paz e tranqüilidade que este passeio nos trás é indescritível!
Mais duas horas e chegamos em Mendoza! Ah... nossa casa na Argentina!
Amanhã temos muito a fazer, e logo traremos novidades. Só pra terminar, a cidade tá num agito só hoje. Totalmente tomada por turistas Argentinos, Chilenos, Brasileiros e Europeus. Tá uma bagunça.
Abraços à todos,
Ricardo e Sandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário