terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Passagem pela Cordilheira do Andes

INDESCRITÍVEL!
Mesmo sem a neve, procurada por quase 100% dos visitantes, a passagem pela cordillera é um espetáculo realmente indescritível. A variedade de cores, contrastes, temperaturas, ventos e todo visual em si; são imperdíveis!
Saímos de Mendoza as 10h com calor de 35 graus. Mendoza fica a 960m de altitude (cerca de 30m mais que Curitiba). Já nos primeiros quilômetros, subimos para cerca de 1400m e percorremos longo trecho até começar a subir novamente. Em Uspalatta chegamos aos 1887m; em seguida Punta de Vacas, 2400m. Encontramos um grupo de brasileiros em 4 carros na Estação de esquí de Aconcágua, com 2600m. Subimos mais um pouco até Puente del Inca, com 2720m. E, por fim, chegamos ao ponto mais alto da Ruta 7 , no parque de apoio ao alpinista do Aconcágua. Com mais de 3.000m de altitude e ar rarefeito, o frio era muito intenso. O choque térmico da saída de Mendoza era piorado com o forte vento das montanhas. Uma caminhada de cerca de 1h nos desgastou bastante. Mas o visual compensou todo esforço. O único motivo de não ter sido completo foi que o tempo fechou rapidamente e começou a chover. Não conseguimos ver o topo do Aconcágua. Mas tudo bem; temos a volta ainda. Na descida para a entrada do parque, encontramos um grupo de mulas, carregando o material de 5 alpinistas que iriam ao topo. Muito surreal!
Faltava pouco para a fronteira dos dois países (Argentina e Chile), através do túnel internacional (de 3,2km de extensão). Um pouco depois do túnel, já na República do Chile nos deparamos com o inesperado! Neve!!!
Tá, tudo bem, não foi uma tempestade de neve; mas foram alguns minutos muito divertidos.
Já na aduana... que dificuldade! Como o Chile não faz parte do Mercosul, a burocracia e os trâmites de passagem foram muito chatos. Até parecia que entrávamos no país ainda controlado pelo General Pinochet. Ah, mas quando descobriram que somos brasileiros, tudo ficou mais fácil.
Como a Sandra subiu dirigindo pelo lado Argentino, eu desci pelo Chileno. Vocês precisavam ver o desespero dela na descida da Ruta de los Caracoles! Sério, ela teve uma crise de "montanha russa", como ela mesma descreveu. Pânico na descida! Claro que não é uma descida qualquer, pois a visão é realmente assustadora, mas não para tanto (acho que é coisa de mulher embarazada).
Ok, chegamos em Santiago e fomos logo comer... um BigMac! Isso mesmo, um almoço de Natal no pé da Cordilheira dos Andes comendo McDonald's. Achamos o hotel com certa facilidade (estamos ficando muito bons em navegação em grandes cidades).
Amanhã faremos um passeio guiado (agência de turismo) por duas vinícolas - Aquitania e Undurraga - bem importantes do Vale do Maipo.
Bem, aqui são 23:10h do dia 25/12/2007; e amanhã temos que levantar cedo.
Abraços e beijos aos que nos acompanham em distância.